Trabalho integrado deve transformar a vida de centenas de crianças

Cren de Maceió é um projeto exitoso que beneficia crianças desnutridas e que vivem em ambiente de vulnerabilidade social.
Cren de Maceió é um projeto exitoso que beneficia crianças desnutridas e que vivem em ambiente de vulnerabilidade social.

Técnicos da Saúde, Assistência Social e Educação se unem à primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, e profissionais do Cren para combater a desnutrição infantil

Um recomeço, uma transformação, um resgate à vida. Esses são depoimentos de centenas de mães, após seus filhos terem recebido atendimento de semi-internato e ambulatorial da equipe multidisciplinar do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), financiado pelo governo estadual, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep).

Para fortalecer e ampliar as políticas públicas que beneficiam crianças de zero a seis anos, a primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, convidou a equipe intersetorial das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social de Murici – município onde será implantado o projeto-piloto – para conhecerem, nesta quarta-feira (1º) as instalações, infraestrutura e metodologia da unidade do Cren, no bairro Tabuleiro dos Martins, em Maceió.

Os técnicos de Murici adiantaram que até agosto os equipamentos sociais, denominados de Pró-infância, irão atender 480 crianças com a faixa etária entre 0 e 6 anos, por meio de três creches. Sendo uma delas em tempo integral.

0601cren

Em meados do mês de maio uma equipe de técnicos das pastas estaduais da Saúde, Educação e Assistência Social, envolvidas no projeto de desenvolvimento infantil, além de nutricionistas do Cren e outros profissionais que fazem parte do trabalho, iniciaram visitas no Município de Murici.

“A partir de agora, iremos todas as semanas para Murici. Após conhecer os equipamentos sociais onde as crianças irão ficar, iremos coordenar a implantação das ações do projeto, monitorar e realizar oficinas, fazendo um trabalho de assessoria técnica. E podemos adiantar que o sucesso da nossa metodologia é o trabalho que fazemos com toda a família”, explicou a pós-doutora em nutrição e presidente do Cren, Telma Toledo.

Como o principal objetivo do projeto é mudar o hábito da casa, através da criança, outras ações, que tem por finalidade o desenvolvimento infantil de forma integral, também serão implantadas no município de Murici.

O Cren de Maceió é um projeto exitoso no quadro de desnutrição em crianças que vivem em ambiente de vulnerabilidade social, além do acompanhamento psicossocial, pedagógico e nutricional para toda a família.

Maria Barreiros – Agência Alagoas