Rui Palmeira prestigia entrega da Comenda Divaldo Suruagy

19MA-Guilherme-Palmeira-Recebe-Comenda-97-1024x678
Guilherme Palmeira Recebe Comenda Divaldo Suruagy Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira participou da sessão solene da Câmara de Vereadores marcada pela entrega da Comenda Divaldo Suruagy. O evento aconteceu nesta terça-feira (19) no auditório da Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá. É a primeira vez que a honraria é concedida pela Casa de Mário Guimarães. O escolhido para receber a homenagem foi o ministro aposentado do Tribunal de Contas da União, Guilherme Palmeira.

“A Câmara presta um reconhecimento ao saudoso Divaldo Suruagy que nos deixou no ano passado e ao meu pai que vai receber esta comenda que leva o nome de seu grande amigo. Eles estiveram juntos em momentos bons e ruins. Mesmo em momentos difíceis da vida política ou pessoal, eles mantiveram uma amizade que perdurou por mais de 40 anos”, disse Rui Palmeira.

A trajetória política de Guilherme Palmeira foi marcada por sua atuação como governador do Estado (entre os anos de 1979 e 1982), duas vezes senador por Alagoas e prefeito de Maceió em 1988. Rui também enumerou ações da história de seu pai como gestor público.

“Quando instado a falar sobre suas ações no governo, na Prefeitura ou no Senado, meu pai recorda ações importantes para a cidade de Maceió e para o estado de Alagoas, que o deixam muito feliz em lembrar. É o caso da Adutora do Sertão, que levou água para dezenas de municípios sertanejos, o saneamento de bairros da parte baixa do Maceió, a via Expressa, o Terminal Rodoviário de Maceió que foram realizados quando ele foi governador”, relatou Rui.

“Esse reconhecimento me deixa muito feliz, mas é, em primeiro lugar, uma justa homenagem a Divaldo Suruagy. Me orgulho da amizade com ele. Trabalhamos juntos. Podíamos divergir até ideologicamente em alguma coisas, mas nos respeitávamos e permanecemos unidos e amigos, lutando pelas causas de Alagoas e do Brasil”, afirmou Guilherme.

Quando questionado sobre qual passagem da sua vida política lhe dá orgulho, Guilherme Palmeira destacou: “Participei da redemocratização do Brasil sendo um dos fundadores da Frente Liberal. Ter participado da consolidação da democracia me orgulha muito”. Ao falar dos filhos Solange, que vive e trabalha em Brasília, e Rui, que é prefeito de Maceió, o homenageado comentou: “Tivemos um casal de filhos e eles são motivo de orgulho para nós. Torço e estimulo para que eles cumpram mais do que nós fizemos”.

Emocionada, a secretária municipal de Segurança Comunitária e Cidadania, Mônica Suruagy, falou em nome da família do político que dá nome à honraria, de quem é filha.  “Além de tudo o que meu pai fez, mesmo não estando mais presente, seu nome ainda vai homenagear homens e mulheres com esta comenda. E é um orgulho para nossa família saber que esta primeira comenda vai para Guilherme Palmeira. Os dois sempre exerceram cargos com honradez e lealdade como o compromisso de retribuir à sociedade a confiança depositada neles ao conduzi-los aos cargos públicos”, declarou Mônica.

Comenda Divaldo Suruagy

“É uma homenagem merecida por ambos que são dignos de manifestações e reconhecimentos. Nas ruas, mesmo tantos anos depois, existe o reconhecimento do povo pelo que Guilherme e Divaldo Suruagy fizeram na vida pública”, falou Marcelo Palmeira, vice-prefeito de Maceió, que também participou da homenagem e compôs a mesa de honra.

“Quem não conhece os dois homenageados no cenário da política alagoana? Certa vez, tive uma conversa com Divaldo Suruagy e perguntei se ele pudesse homenagear um amigo, quem ele homenagearia. De imediato, ele respondeu que seria Guilherme Palmeira, a quem se referiu como irmão. Quando comunicada sobre a criação da comenda, a família Suruagy também foi unânime. A aprovação dessa homenagem foi apreciada pelos 21 vereadores da Câmara de Maceió, isto prova que o legado dessas duas personalidades engrandece o estado de Alagoas”, discursou a vereadora Silvânia Barbosa, criadora e proponente da comenda.

Durante sua fala o presidente da Câmara, Kelmann Vieira também destacou a história de Suruagy e Guilherme. “Jamais imaginei presidir o parlamento em um momento tão especial. Esta homenagem representa o sentimento que todos nós na Câmara temos com relação às duas figuras políticas que são exemplo e inspiração para aqueles que fazem a boa política”, enfatizou.

Vereadores, deputados estaduais, autoridades, parentes do homenageado e do político que dá nome à honraria estiveram presentes. Os secretários municipais José Tomaz Nonô (Saúde), Diogo Coutinho (Controle Interno), Leonardo Novaes (Saneamento), Jair Galvão (Turismo), Frederico Lins (Energia e Iluminação Pública), Messias Costa (Planejamento), Ana Dayse (Educação), Celiany Rocha (Assistência Social), Juliana Vergetti (Gabinete do Prefeito), Vinícius Palmeira (Ação Cultural) e Roberto Fernandes (Infraestrutura) também acompanharam a sessão solene.

Fernanda Calheiros – Secom Maceió