Programação artística da festa de Bom Jesus em Penedo é cancelada

Prefeitura justifica pela falta de recurso por causa da crise financeira. Celebrações religiosas e shows religiosos ficam mantidos.

A prefeitura de Penedo comunicou nesta quinta-feira (19) que a programação artística da festa em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes de 2017 foi cancelada. O evento é realizado tradicionalmente no segundo final de semana do mês de janeiro.

Neste ano, shows de artistas nacionais atraíram milhares. Por meio de nota, a prefeitura informou que adotou uma política de contenção de gastos devido à crise financeira. Diz ainda que a queda de arrecadação, a diminuição no repasse dos recursos federais e estaduais e o aumento das obrigações do município não permitiram os gastos com a parte de eventos da festa.

A prefeitura informou que o gestor Marcius Beltrão cancelou parte da festividade, que seria a de shows com atrações nacionais, para priorizar as obras e ações previstas e em andamenot para o município.

As celebrações religiosas, entretanto, ficam mantidas. Também foram mantidos os shows religiosos que acontecem durante a programação. A festa encerra a tradicional procissão do padroeiro da cidade.

Tradição
A Festa de Bom Jesus dos Navegantes acontece desde 1884. Antigamente, a procissão saia do convento franciscano de Santa Maria dos Anjos, que abrigava a imagem do Senhor Agonizante, que era então utilizado no cortejo.

Com o decorrer dos anos, e após desavenças com os religiosos de São Francisco, os organizadores da festa pediram ao mestre Cesário Procópio dos Mártyres, que esculpisse a imagem de Bom Jesus dos Navegantes, com a mão estendida para acalmar as águas do Rio São Francisco.

Depois da confecção da imagem, as festas em honra do Bom Jesus dos Navegantes passaram a ser feitas na Igreja da Santa Cruz com a ordem do Cônego João Batista Wanderley e, até hoje, continua sendo o maior evento folclórico-religioso de Penedo, atraindo um grande número de participantes.

g1

20/12/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *