Novos ônibus começam a operar em Maceió

Ônibus-novo-Lote-200-1024x680
Novos Ônibus da Empresa São Francisco. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Na última terça-feira (29), a Prefeitura de Maceió realizou a entrega de novos ônibus, que farão parte da frota e começam a circularem pela cidade já a partir deste sábado (02). Os ônibus zero km contam também com a nova identidade visual dos lotes (regiões), que compõem o Sistema Integrado de Mobilidade Maceió (SIMM).

O novo layout dos ônibus de Maceió tem como propósito a criação da identificação pelo lote de atuação de cada uma das quatro empresas vencedoras da Licitação do Transporte Público Coletivo. “Se determinada empresa não estiver de acordo com o que reza o edital de licitação ela poderá ser substituída e a empresa que ocupar o lugar assumirá a identidade visual do lote, mantendo a essência do sistema”, explicou a assessora de Transportes Urbanos da SMTT, Fernanda Cortez.

As cores escolhidas para representar cada lote representam as cores da bandeira de Maceió contidas no brasão. “Para o lote 100, a cor amarela; lote 200 a cor azul; lote 300 cor verde e lote 400 a cor vermelha. Neste primeiro lote dos novos ônibus, cerca de 50 veículos com a nova padronização foram adquiridos. Mais outros 100 novos ônibus farão parte da frota nos próximos meses. Quanto à padronização da frota, todos os ônibus novos que chegarem à capital alagoana já contarão com a padronização da identidade visual do SIMM. Para os veículos que já estão em circulação, haverá um cronograma de adequação gradativa dos carros mais novos da frota”, disse Fernanda.

Desde o lançamento do edital da licitação, a qualidade dos ônibus foi uma das preocupações da Prefeitura, que determinou a manutenção da idade máxima e média da frota. “A idade média era de sete e caiu para cinco anos. Assim, não poderão existir veículos velhos circulando em Maceió. Alcançaremos também a acessibilidade em todos os ônibus gradualmente”, afirmou a a assessora de Transportes Urbanos da SMTT.

Os novos veículos já entregues fazem parte da primeira remessa correspondente aos 20% da renovação da frota e atuarão nos lotes 200 e 400. Cerca de outros 100 novos ônibus farão parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió.

Leonardo Araújo –  Ascom SMTT