Governo dá início ao projeto de intervenção em artesanato alagoano

Designer alagoano assinou nesta sexta-feira (15), a contratação que prevê a confecção de peças utilizadas como presentes governamentais para visitantes de Alagoas

a57dfb450a2abfa4620b9684ddbe6917_L
Demanda de contratação do designer alagoano partiu da Sedetur, que identificou a necessidade do fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato. Itawi Albuquerque

O artesanato alagoano acaba de alcançar mais uma conquista para o desenvolvimento da arte local. Nesta sexta-feira (15), o designer Rodrigo Ambrósio assinou a contratação que estabelece o trabalho em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) para a realização do projeto de intervenção e confecção de peças únicas, pensadas a partir da produção artesanal de Alagoas.

Pensado pela primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, o projeto prevê a confecção de peças únicas assinadas pelo designer e artesãos, que serão utilizadas como presentes governamentais diferenciados e dedicados aos visitantes que chegam a Alagoas.

A demanda de contratação do designer alagoano partiu da Sedetur, que identificou a necessidade do fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato e pretende conceder maior visibilidade e desenvolvimento socioeconômico para os profissionais locais, através da geração de renda.

“Essa parceria representa o reconhecimento e engajamento do Estado com o desenvolvimento do artesanato. O designer Rodrigo Ambrósio já fazia esse trabalho de forma autoral, por nutrir grande admiração pela arte singular produzida em Alagoas. Com o apoio do Governo do Estado, vamos divulgar isso de forma abrangente, mostrando o potencial dos nossos artesãos e criando uma identidade cultural ao que é produzido aqui e percorre o país e o mundo”, explica Renata Calheiros.

De acordo com a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos, a ação tem, ainda, o potencial de valorizar o artesanato como forma de expressão.

“A ideia é que os empresários, jornalistas e demais influenciadores de opinião que visitam o estado possam levar um produto original, que marque de forma artística as boas-vindas às terras alagoanas”, explica Daniela.

Em campo

Na prática, realizado em várias etapas, o trabalho inicial consiste na visita às associações responsáveis pelas principais produções, mapeadas pela gerência de Design e Artesanato da Sedetur. A primeira visita já será realizada no início do mês de maio.

Percorrendo diversos municípios, Rodrigo Ambrósio deverá conceder um olhar contemporâneo e de sofisticação, estabelecendo a mistura de tipologias e mostrando as diversas possibilidades de criação, além de capacitar os artesãos para ideias inovadoras que impulsionem a comercialização de cada profissional.

“Sem interferir na tradição já existente, vamos trabalhar na confecção das peças a partir da matéria nobre, de forma livre, brincando com as possibilidades e diversas junções que podemos aplicar. É um momento que marca o início de várias parcerias, em função do fomento do cenário artesanal alagoano”, ressalta Rodrigo Ambrósio.

O Designer

Nascido em Alagoas, a paixão que Rodrigo Ambrósio nutre pelo artesanato alagoano e as possibilidades que enxerga em cada técnica levou o designer ao reconhecimento nacional e internacional através de suas peças. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o artista busca, em sua atuação, a valorização da cultura brasileira, principalmente com pesquisas e reinterpretações da cultura nordestina, com ênfase em Alagoas e na produção local.

Na carreira, participações em exposições em Milão, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo marcam sua trajetória profissional. Atualmente, possui peças no acervo permanente do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, no Museu de Arte Moderna de São Paulo e no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, localizado no Rio de Janeiro.

Andressa Alves – Agência Alagoas