Governador e procurador-geral recebem homenagem da Fapeal

Comenda do Mérito marcou a passagem dos 25 anos da Fundação que incentiva a pesquisa em Alagoas

Governador Renan Filho, o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, e o pesquisador da Embrapa, Antonio Dias Santiago, receberam Comenda de Mérito dos 25 anos. Ascom/PGE
Governador Renan Filho, o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, e o pesquisador da Embrapa, Antonio Dias Santiago, receberam Comenda de Mérito dos 25 anos. Ascom/PGE

O governador Renan Filho, o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, e o pesquisador da Embrapa, Antonio Dias Santiago, receberam nesta terça-feira (24) a Comenda de Mérito dos 25 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). A homenagem foi um reconhecimento aos incentivos prestados por cada um deles à instituição e à pesquisa científica em Alagoas. O título foi concedido no ano passado, mas por outros compromissos os três só foram agraciados na solenidade que anunciou o investimento de R$ 8 milhões do Governo de Alagoas em ciência, tecnologia e inovação.

O procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, destacou a gestão feita pelo diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes Gomes. “A busca pelo avanço da ciência permite a emancipação do homem, este é um compromisso do poder público no incentivo aos que buscam pesquisas e inovação na sociedade. A produção científica é uma das molas que estimula o futuro”, afirmou Malaquias. Ele avaliou como sério o trabalho que tem sido feito pelo atual governo na busca da construção de uma nova Alagoas, com mais justiça social e melhores indicadores econômicos.

Como exemplo, Malaquias apresentou o trabalho da PGE na conquista de decisões judiciais que favorecem o Estado e permitem a entrada de mais recursos. “Conseguimos, ainda no ano passado, liminares que permitiram ao Estado sair dos cadastros de devedores da União. Com essa vitória ampliamos a chegada de recursos federais que propiciam mais investimentos”, analisou, elogiando o lançamento dos novos editais de pesquisa e a concessão de auxílio a 20 pesquisadores vinculados à Fapeal. O procurador-geral agradeceu a concessão da Comenda do Mérito e desejou que mais e mais pesquisadores possam contribuir com o futuro do Estado de Alagoas.

Alexandre Lino – Agência Alagoas