Banco Brasileiro de Eventos é lançado em Salvador

Ferramenta do Brasil Convention & Visitors Bureaux tem como objetivo identificar, monitorar e captar eventos internacionais para o Brasil.

Crédito da foto: Roberto Castro/MTur

No ano de 2015, foram realizados pouco mais de 12 mil eventos pelo mundo, mas o Brasil só recebeu 0,2% (292) desse total. O país, que figura na 11ª colocação no ranking da International Congress & Convention Association (Icca), quer voltar para a lista dos países que realizam mais eventos no mundo e para isso vai contar com a ajuda do Brasil Convention & Visitors Bureaux (BRC&VB).

A entidade lançou nesta quarta-feira (14) em Salvador o Banco Brasileiro de Eventos. A ferramenta é um instrumento de busca dos principais eventos itinerantes do Brasil e do mundo. A ideia é, além de monitorar, captar novos eventos para o país. Posteriormente, o BRC&VB disponibilizará senhas aos parceiros, onde o captador terá acesso ao banco de dados com a relação de todos os principais eventos nacionais e internacionais.

Para o ministro Marx Beltrão, a iniciativa é um exemplo de que a união entre os diversos atores que atuam na cadeia produtiva do turismo pode fazer a diferença. “O lançamento do Banco Brasileiro de Eventos demonstra a força da união dos atores ligados à cadeia do turismo, sobretudo, do setor de convenções e eventos, que, no ano passado, representou um quinto de todos os turistas estrangeiros que desembarcaram no Brasil”.

O evento contou com a participação do secretário estadual de Turismo da Bahia, José Alves Peixoto Júnior, e outros grandes nomes do setor, como o presidente da ABIH Nacional, Dilson Fonseca; o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, além do presidente do Convention & Visitors Bureax do Brasil, Márcio Santiago.

CALENDÁRIO NACIONAL DE EVENTOS DO MTUR – Em março deste ano, o Ministério do Turismo lançou o Calendário Nacional de Eventos Turísticos, com objetivo semelhante de ampliar as fontes de informações sobre oportunidades no turismo e também auxiliar o turista em suas escolhas. Todo o conteúdo fica disponível na internet, por meio do Portal do Turismo, e é constituído de informações enviadas pelos parceiros, além das secretarias estaduais e municipais de Turismo

Para buscar um evento, o turista pode acessar a plataforma através do endereço: http://www.turismo.gov.br/agenda-eventos/views/index.php

Mariana Oliveira-Ascom/MTur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *