Atrativos turísticos são destaques no Tour da Tocha por Alagoas

Símbolo das Olimpíadas chega a Alagoas neste domingo (29) e fica até segunda-feira (30)

Praia de Ponta Verde é um dos atrativos do turistas que chegam a capital alagoana. Fotos: Wesley Menegari
Praia de Ponta Verde é um dos atrativos do turistas que chegam a capital alagoana. Fotos: Wesley Menegari

Símbolo maior das Olimpíadas, a Tocha Olímpica chega a Alagoas neste domingo (29) e promete reunir centenas de turistas e o público local nos seis municípios escolhidos como sede do Tour. Quem deseja estender a visita para além da passagem olímpica deve aproveitar, também, para experimentar os variados roteiros e atrativos encontrados em cada município. Confira as opções:

Maceió

Iluminada pelo sol, areias brancas e águas cristalinas, a capital Maceió é conhecida por sua orla marítima singular, elogiada em todo o Nordeste. A dica é investir em um passeio de jangada nas praias de Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca, que emolduram a cidade e convidam os visitantes para um banho nas piscinas naturais, além da prática de esportes ao ar livre. A gastronomia alagoana pode ser conhecida nos diversos bares e restaurantes dispostos à beira-mar.

São Sebastião

Localizado a 100 quilômetros ao sul de Maceió, o município de São Sebastião abriga rendeiras sorridentes e simples que tecem, diariamente, a renda de Bilro. Além do artesanato, o engenho ativo Gogó da Ema é mais um atrativo histórico que permite conhecer um pouco mais sobre a produção e cultura da cana de açúcar, que possui papel fundamental na economia alagoana até os dias atuais.

Murici

Uma estrada de barro e de sinalização simples. Quem chega ao desvio discreto – localizado cerca de dois quilômetros após a entrada principal da cidade de Murici – não imagina a diversidade de belezas naturais que o espera.

Cachoeira_da_Tiririca_home

Cachoeiras, trilhas, cavernas e a diversidade da fauna e da flora surpreendem os visitantes que encontram no município um santuário ecológico que permite, ao mesmo tempo, experiências de tranquilidade, descanso e aventuras.

São Miguel dos Campos

O município de São Miguel dos Campos apresenta um universo cultural plural, com referências e manifestações tradicionais fortemente ativas, como poesias, repentistas, grupos de capoeira e coco de roda. A dica é presenciar as apresentações de folguedos e da Banda de Fanfarra da cidade, que em letras bem elaboradas procuram abordar o cotidiano local.

Arapiraca

A segunda maior cidade do estado de Alagoas vem mantendo a economia em alta e favorecendo o fluxo de turistas. A cidade é um palco de grandes festas que favorecem o segmento do turismo de lazer e eventos. Com muita música, gastronomia e animação, a escolha do destino alia as experiências aos espaços culturais que valem a pena conhecer, como: Museu Zezito Guedes, Lago da Perucaba, Mercado do Artesanato, Casa da Cultura e o Memorial da Mulher.

União dos Palmares

Distante apenas 51 quilômetros da capital Maceió, a cidade de União dos Palmares, localizada na região Quilombos, se destaca como um dos berços da resistência negra em Alagoas. Na Serra da Barriga, o Quilombo liderado por Zumbi dos Palmares hoje abriga um Parque Memorial, que conta a trajetória de luta do legado quilombola e narra o período histórico da escravidão.

donairineia_AndrPalmeira

A Casa Jorge de Lima, dedicada ao poeta alagoano, e a Casa Maria Mariá, instalada na antiga residência de uma das principais historiadoras do estado, fazem parte do roteiro cultural. Na comunidade quilombola Muquém, os visitantes são apresentados ao artesanato em barro e argila, conhecido, mundialmente, pelas mãos da artesã Dona Irinéia.

Andressa Alves – Agência Alagoas